Você sabe a diferença entre alimentos refinados e integrais?

09/07/2015 17:06

 

A gente vive escutando ou lendo por aí que os alimentos integrais são mais saudáveis do que os refinados, mas por que será? Você sabe a diferença?

 

 O alimento refinado é aquele que no processamento industrial sofre transformações em sua estrutura através da retirada de algumas partes do grão como película e germe. Assim, também acabam perdendo fibras, vitaminas e minerais.

- No alimento integral não há essa retirada, ou seja, o grão permanece íntegro, sem perdas em sua estrutura e assim preserva os nutrientes contidos.

Alguns estudos relacionam o consumo excessivo de alimentos refinados com o aumento de peso corporal, carências nutricionais, aumento no risco de doenças do coração, diabetes e alterações nos níveis de gordura no sangue.

Os alimentos integrais, por manterem seus nutrientes, contribuem para o bom funcionamento do organismo e previnem o aparecimento de doenças. As fibras, por exemplo, presentes nos grãos integrais auxiliam na redução da absorção do colesterol e glicose no intestino, melhoram trânsito intestinal, contribuem para saciedade, entre outros benefícios. Ou seja, trocar a farinha, o macarrão, o arroz e os cereais em geral pela versão integral podem fazer muito bem ao seu organismo!

Claro que para que você obtenha benefícios do consumo de alimentos integrais, tal consumo deve ser regular e associado à uma alimentação equilibrada, com ingestão adequada de água e prática de atividades físicas.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!